O Eco-Escolas é um Programa internacional, coordenado em Portugal pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), a partir do ano letivo 1996/97, que se destina a todos os graus de ensino do Agrupamento (desde o pré-escolar até ao 3º Ciclo). Tem como objetivo encorajar ações, envolvendo os alunos na tomada de decisões, reconhecer e premiar o trabalho desenvolvido pela escola na melhoria do seu desempenho ambiental, gestão do espaço escolar e sensibilização da comunidade para a tomada de práticas mais sustentáveis.
O apoio, formação, acompanhamento, monitorização e avaliação do Programa Eco-Escolas são realizados pela ABAE com o apoio da Comissão Nacional Eco-Escolas e do município.
Os objectivos definidos, bem como as metodologias a aplicar, respeitam a especificidade das Escolas do Agrupamento, relativamente aos seus alunos e caraterísticas do meio envolvente.
O Programa Eco-Escolas segue uma metodologia inspirada na Agenda 21 que, de forma simplificada, se enuncia em sete passos: Conselho Eco-Escolas, Auditoria ambiental, Plano de ação, Monitorização/ avaliação, Trabalho curricular, Divulgação à comunidade, Eco-código.
Em termos temáticos, todas as Eco-Escolas deverão tratar obrigatoriamente os temas base: água, resíduos e energia. Para além destes temas obrigatórios, existem outros sugeridos pelo Programa e ainda outros temas complementares.
O Plano de Ação elaborado no início do ano letivo contempla, para além dos temas obrigatórios anteriormente referidos, os temas: espaços exteriores, floresta e transportes/mobilidade sustentável. Assim, foram definidas várias atividades/acões no âmbito dos diversos temas. Várias destas ações foram, maioritariamente, realizadas pelos alunos do sétimo ano na disciplina de Sustentabilidade.
Enumeram-se, a seguir, algumas dessas atividades já realizadas:
– Construção e colocação de Ecopontos nos espaços escolares para recolha de tinteiros, tampinhas, papel, pilhas e outros resíduos;
– Participação na Geração Depositarão;
– Participação nas atividades da Academia Ponto Verde;
– Participação na Campanha “Papel por Alimentos”;
– Participação das Escolas do Agrupamento na iniciativa promovida pelo Município “Natal Ecológico” com a construção de sinos e decorações de Natal com materiais recicláveis;
– Manutenção da horta/estufa na Escola;
– Estudo da Biodiversidade existente nos espaços escolares;
– Criação de canteiros com pneus pintados (Projeto “Recicla o teu pneu”). Plantação de flores, legumes e ervas aromáticas nos canteiros e manutenção dos mesmos;
– Realização de palestras, nomeadamente sobre o tema “Energia”;
– Saídas de campo e visitas de estudo;
– “IV passeio Eco Bicla de Agrupamento Vale Aveiras” a realizar-se no dia 1 de Junho.
Todas as atividades são divulgadas à Comunidade de modo a facultar e motivar a participação de todos. Só assim conseguiremos um conjunto de cidadãos ativos, intervenientes e responsáveis na construção e preservação de um ambiente mais sustentável e reconhecido como património universal que por todos deve ser cuidado.
- Ana Cristina Cavacas – Coordenação do Projeto Eco-Escolas”


































